Fator K na prática: saiba como este...
Instituído pela Sabesp, o multiplicador visa responsabilizar a indústria por sua emissão de poluentes, mas tem sido alvo de causas judiciais...
Palegio soma forças com empresários do estado de São Paulo que clamam por justiça após anos sendo lesados com valores excessivos em contas de água e esgoto. Saiba como o seu negócio pode se beneficiar.
O Fator K corresponde a um multiplicador adicionado pela Sabesp nas contas referentes ao saneamento de estabelecimentos industriais. A medida surgiu como uma forma de fiscalizar o descarte de agentes poluentes na rede pública, responsabilizando os emissores de maneira proporcional.
A tarifa chega a triplicar os valores finais das contas e tem sido aplicada de maneira indiscriminada, prejudicando empreendimentos de diversos setores.
Indo na contramão das regras previstas, a companhia de saneamento adota a cobrança do Fator K mensalmente sem a realização prévia de um estudo científico que seria necessário para comprovar a alta carga poluidora e dar base ao cálculo.
Atualmente, cresce o número de empresários que se conscientizam do problema e buscam recursos para que a cobrança seja extinta.
A Palegio vem abraçando a causa e somando forças com aqueles que lutam pela revisão da taxa. Especializado em garantir a conformidade tributária e otimizar a saúde financeira de empresas, nosso time oferece todo o suporte necessário para identificar e corrigir erros como este.
O processo para revisão do Fator K consiste em uma ação judicial, que se inicia com a reunião de todos os documentos relacionados. Uma vez que o pedido é protocolado, a Sabesp responde como ré e, geralmente, recorre às acusações.
Para sustentar a queixa, é necessário comprovar que o estabelecimento não foi devidamente vistoriado, nem notificado com antecedência sobre a adição do multiplicador.
São muitos os casos de decisões favoráveis aos empresários de diversos segmentos, reconhecendo a cobrança como prática ilícita e garantindo, além da extinção da taxa, a devolução dos valores pagos indevidamente.
Ainda com relação a taxas frequentemente embutidas em contas de maneira abusiva, aparecem as tarifas Tusd (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) e Tust (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão), ambas nas cobranças de luz. O número de pedidos de anulação das taxas e ações judiciais ganhas sobre este tipo de tributo também é crescente.
Se o seu negócio sofre com contas exorbitantes de qualquer natureza, acione nossos especialistas para uma revisão completa e consultoria personalizada.